
Diretoria e conselho do Instituto 12 de Novembro na assembleia de fundação
DIRETORIA
Presidente – André Alves da Silva
Vice-presidente – Orestes de Camargo Neves
Primeiro-secretário – Maurício Tonus Vargas
Segundo-secretário – Suzete de Cássia Volpato Stock
Diretor Financeiro – Gilberto Hackman
Diretor de Comunicação – José Eduardo Milani
Diretor de Pesquisa – Claudio Gioria
CONSELHO FISCAL
Lazara Emilia da Silva Maia
Maria Cecília Dei Santi
Fausto de Almeida
Fanny Olivieri
Juarez Santos Godoy
BIOGRAFIAS
André Alves da Silva
Formado em História pela Unimep, lecionou para ensino fundamental, médio e de adultos. Trabalhou em assessoria parlamentar em diferentes legislaturas da Câmara Municipal de Americana.
Orestes de Camargo Neves
Formado em Ciências Econômicas pela PUC-Campinas. Trabalhou durante oito anos em bancos e foi diretor financeiro da Indústria de Tecidos Biasi. Em Americana, foi vereador (2001-2004), secretário de Transporte, secretário de Governo e Comunicação, diretor da Guarda Municipal e secretário de Saúde. Também foi secretário de Planejamento de Nova Odessa.
Maurício Tonus Vargas
Formado em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela FGV e Mestrado em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp. Funcionário público concursado da Câmara Municipal de Americana desde 2002, atua como chefe da Coordenadoria de Comunicação da Casa desde 2017. Entre os vários trabalhos de pesquisa desenvolvidos, destaque para o resgate de documentos e fotos antigas para catalogação no Arquivo Histórico da Câmara e a criação da Galeria 12 de Novembro, espaço dedicado à comemoração do centenário da emancipação política de Americana.
Suzete de Cássia Volpato Stock
Formada em Pedagogia e História, com especialização em Psicopedagogia e mestrado e doutorado em Educação. Diretora de Educação Básica, é servidora pública municipal desde 1991. Sua família, de imigrantes italianos, foi uma das primeiras a chegar a Americana, em Salto Grande e Carioba.
Gilberto Hackman
Formado em Administração de Empresas pelo Unisal e em Ciências Contábeis pelo ISCA, é funcionário da Câmara Municipal de Americana desde 1982. Na juventude, trabalhou em tecelagens como espulador e na escrita fiscal. Foi professor do Colégio Polivalente e do Colégio Bandeirantes, em Americana. É autor do romance de aventura “O Fruto Disso Tudo” (1ª edição de 1987 e 2ª edição de 2022), da autoficção “Seria Para Você” (2023) e da ficção histórica “As Tramas do Algodão” (2024). Foi colaborador do jornal “O Liberal”, com crônicas, artigos e poesias, e mantém o blogdohackmann, onde publica crônicas, contos e poesias.
Claudio Gioria
Formado em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem MBA em Marketing Digital pela FGV. Trabalhou na imprensa escrita de Americana como repórter, chefe de reportagem, editor e editor-chefe entre 1997 e 2021, nos jornais TodoDia e O Liberal. É autor, entre outros livros, do “Almanaque do Rio Branco – O Embaixador de Americana”, lançado em 2021, além de ser o idealizador do documentário “Tigre de Americana, Uma Paixão Centenária”, de 2016, um dos selecionados em edital pelo Governo do Estado para exibição em plataformas digitais e canais próprios de divulgação.
José Eduardo Angelini Milani
Formado bacharel em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Fotógrafo profissional e produtor audiovisual, tem passagens por diversas agências de publicidade nas áreas de design, webdesign e produção audiovisual. Pesquisador e entusiasta da história de Americana, foi fundador e primeiro presidente do Instituto Cultural Monsenhor Nazareno Magi, entidade que visa o resgate histórico e manutenção do legado de seu patrono na cidade.
Lazara Emilia da Silva Maia
Nascida em Limeira, chegou em Americana ainda criança, quando concluiu a 4ª série com a professora Fanny Olivieri. Trabalhou em tecelagem desde o início da década de 1960. Nós anos de 1980, foi chefe de lobinhos no Grupo Escoteiro Nambikwara.
Maria Cecília Dei Santi
Formada pela PUC-Campinas e FAFIG de Guaxupé, lecionou, em Americana, por 27 anos, nas escolas estaduais Ginásio Industrial Estadual, Instituto de Educação Presidente Kennedy, São Vicente de Paulo e Centro Estadual de Educação Supletiva (CEESA). Participou, durante anos, do Grupo Literário “Nelly Rocha Galassi”, fazendo parte das antologias Via Palavra, publicadas pelo grupo. Nascida em Americana, é filha do dentista Orlando Dei Santi, vereador em 3 legislaturas (1948-1959).
Fausto de Almeida
Nascido em Americana em 4 de novembro de 1952, inciou seus estudos no Grupo Escolar Dr. Heitor Penteado, passando pelo Colégio Presidente Kennedy, Colégio D. Pedro II e Colégio São João Bosco. Atuou no comércio como vendedor e posteriormente empresário, especializado no setor gráfico, na Empresa Gráfica e Jornalista Folha de Americana. Atuou também na construção civil antes de dedicar-se ao mercado de energia elétrica, desenvolvendo carreira na CPFL até a aposentadoria.
Fanny Olivieri
Fanny Oliveri é licenciada em Pedagogia pelo Instituto Educacional Piracicabano e orientadora educacional. Fundou a Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Americana e integrou o Instituto Histórico e Geográfico Piracicaba, o Conselho Municipal de Cultura de Americana e o Condephan (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Americana). Autora de livros que abordam a história da cidade, foi condecorada em 2008 com a medalha Giuseppe Garibaldi, pela Sociedade Garibaldis do estado de São Paulo.
Juarez Godoy
Morador de Americana desde os 5 anos, enveredou-se pela arte ainda adolescente, transitando de forma eclética e criativa em diversas linguagens. Foi um dos fundadores do Corda (Coral de Americana), no início dos anos 80. Em 1981, começou a fotografar como amador e, em 1986, especializou-se em fotografia publicitária, jornalística, editorial, corporativa, autoral e iluminação. Tem diversas participações em exposições no Brasil e no exterior, com prêmios e menções honrosas em concursos e salões de arte. Foi membro do Conselho do MAC (Museu de Arte Contemporânea de Americana). É autor do livro “Memória Viva de Americana”.